Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica (AN) é um recurso da Neuropsicologia que auxilia na compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento.

O exame avalia memória, coordenação motora, capacidade de aprendizagem, comunicação verbal, entre outras habilidades relacionadas ao funcionamento do cérebro de cada indivíduo.

A AN, realizada por um profissional habilitado em Neuropsicologia, também permite traçar um perfil de forças e fraquezas cognitivas diante de um diagnóstico já estabelecido.

O recurso se aplica a qualquer faixa etária, inclusive bebês, com o objetivo de identificar traços de transtornos do desenvolvimento até a perda de função cognitiva em adultos e idosos.

“A Avaliação Neuropsicológica é muito importante para auxiliar o diagnóstico de alguns transtornos e patologias e, principalmente, para possibilitar a intervenção precoce e adequada”, destaca Aline Diniz, neuropsicóloga do ICC Guarulhos.

Principais indicações da Avaliação Neuropsicológica


Normalmente, a AN é solicitada pelo profissional que acompanha o indivíduo, como o médico, psicólogo, fonoaudiólogo, etc.

“No entanto, como o recurso se aplica a qualquer faixa etária, a escola também pode e deve solicitar caso observe alguma alteração importante no comportamento ou fator de risco para o desenvolvimento da criança”, explica Aline Diniz.

No caso de adultos e idosos, a Avaliação Neuropsicológica possibilita analisar a perda cognitiva ou grau de comprometimento associado a sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Epilepsia, Traumatismo Cranioencefálico (TCE), entre outras situações.

Com os resultados dessa avaliação, o profissional que acompanha o paciente pode traçar estratégicas mais precisas de intervenção.

Papel da família na reabilitação neuropsicológica 

Além da intervenção precoce, é necessário que a família participe do processo de reabilitação, colocando em prática fora do consultório as estratégias aprendidas pela criança.

“A família passa boa parte do tempo com a criança. Então, tem papel fundamental no processo de reabilitação neuropsicológica”, destaca a especialista do ICC Guarulhos.

De acordo com Aline Diniz, isso ajuda com que o paciente aprenda a usar na vida real o que vivenciou na reabilitação.

“A principal recomendação à família é sempre buscar saber do profissional que acompanha o paciente de que forma todos podem ajudar no processo”, conclui a neuropsicóloga.

Para mais informações sobre Avaliação Neuropsicológica, entre em contato com a equipe do ICC Guarulhos.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação