Como melhorar a qualidade do sono durante a quarentena

O isolamento social está afetando os hábitos da população, especialmente em relação ao sono. A dificuldade para dormir se torna comum devido ao momento de muitas aflições, angústias e incertezas vivenciadas na pandemia do novo coronavírus.

Por isso, a recomendação é adotar alguns hábitos no dia a dia para melhorar a qualidade do sono e o descanso noturno. A Dra. Nancy Huang, especialista em Neurologia Clínica do Instituto do Cérebro e Coluna de Guarulhos, preparou algumas dicas para minimizar os distúrbios do sono durante a quarentena. Confira:

 ● Descubra o seu tempo ideal de sono: o período necessário para descanso noturno tem uma variação de pessoa para pessoa. Para alguns indivíduos, dormir cerca de 6 horas é o suficiente para se sentirem bem no dia seguinte. No entanto, outros só se sentem satisfeitos após dormirem de 9 a 10 horas por dia. Descubra o seu tempo ideal de descanso e procure mantê-lo diariamente, inclusive aos finais de semana.

 ● Crie uma rotina de sono: procure dormir e acordar sempre no mesmo horário até mesmo nos finais de semana e evite cochilar durante o dia. Esse hábito fará com que o ciclo cardiano, ou seja, o ciclo do sono, seja regular.

 ● Crie uma rotina antes de dormir: busque se alimentar moderadamente em um horário regular e adequado, evite assistir televisão ou realizar trabalhos na cama e procure tomar um banho quente antes de dormir.

 ● Evite ingerir bebidas alcoólicas: antes de dormir, evite também consumir bebidas alcoólicas ou que contenham substâncias estimulantes, principalmente às derivadas de cafeína.

 ● Faça exercícios físicos durante o dia: procure realizar atividade física regularmente. Porém, evite a prática de exercícios intensos no período mínimo de 4 horas antes de dormir, pois isso libera altas taxas de adrenalina que podem inibir o sono.

 ● Durma em um ambiente calmo: ao deitar-se para dormir, tente relaxar o corpo em um ambiente silencioso e sem incidência de luz. Dormir em um local iluminado e com barulho prejudica a qualidade do sono.

 ● Tenha um hobby: pratique uma atividade relaxante antes da hora de deitar, como ler um bom livro e ouvir uma música calma. Realizar exercícios de respiração e técnicas de meditação podem também contribuir para melhorar o sono.

 ● Saia da cama quando não conseguir dormir: no caso de insônia por mais de 30 minutos, levante-se e vá praticar uma atividade, como ouvir música, ler um livro ou até mesmo assistir um pouco de TV até sentir sono. O importante é ficar com a mente limpa e tranquila e, no dia seguinte, se sentir descansado e disposto para realizar as atividades.

 ● Seja grato: pare por alguns momentos para apreciar e observar os pequenos prazeres da vida, como o aroma de um chá ou café. Esses hábitos são muito importantes para uma boa qualidade de sono e para a manutenção da saúde mental. Outra dica é anotar, diariamente, 10 coisas pelas quais se sente agradecido. A gratidão é um poderoso antídoto contra a ansiedade e a depressão. 

Se você tem mais dúvidas sobre distúrbios do sono, entre em contato com os especialistas do ICC Guarulhos.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação