Reembolso de consultas médicas e demais procedimentos

Muitos brasileiros desconhecem a possibilidade de realizar consultas e outros procedimentos na rede particular e solicitar reembolso ao convênio.

Boa parte das operadoras efetua o ressarcimento das despesas decorrentes do atendimento, principalmente, quando o médico ou profissional escolhido pelo paciente está fora da rede credenciada.

Além de consultas, os convênios podem reembolsar ao paciente os gastos com outros procedimentos, exames, cirurgias e terapias (sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, etc.).

A modalidade de reembolso, no entanto, deve estar prevista em contrato e seguir algumas regras de cada operadora de saúde, como por exemplo, a apresentação de nota fiscal ou recibo.

O ICC Guarulhos oferece consultas médicas na área de Neurocirurgia e sessões de avaliação e reabilitação neurológica na área de Neuropsicologia aos pacientes dos seguintes convênios:

- Cabesp
- Cassi
- Economus
- Funcesp
- Gama Saúde
- Life Empresarial
- Postal Saúde
- Saúde Caixa
- Serpro
- Sul America
- Vivest

Já os beneficiários de outros planos podem ser atendidos pela modalidade “particular” e solicitar à operadora de saúde o reembolso da despesa.

No entanto, antes de agendar a consulta, o paciente deve entrar em contato com o seu convênio para verificar essa possibilidade e o valores de reembolso.

Geralmente, há um valor máximo para o ressarcimento de cada consulta ou procedimento e também um prazo mínimo entre um atendimento e outro.

No caso de terapias, uma decisão recente da Agência Nacional de Saúde (ANS) derrubou o limite para a cobertura do número de sessões a quais o paciente tem direito de realizar durante a vigência do contrato.

Quem pode solicitar o reembolso?

O reembolso de despesas médicas e outros procedimentos de saúde depende de cada contrato ou categoria do plano de saúde.

Já em situações específicas, como urgências e emergências, o reembolso é garantido por lei a todos os usuários de convênio.

Em caso de dúvidas sobre valores de reembolso e demais condições, entre em contato com a Central de Atendimento do seu plano de saúde.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação